Nando Reis é um cantor e compositor brasileiro. Acompanhado de seu violão, Nando vem atravessndo fronteiras. O músico é considerado um dos principais compositores e hitmakers brasileiros. Com mais de 40 anos de carreira, ele foi integrante do notório grupo de rock brasileiro Titãs.
Em sua carreira, Nando Reis possui mais de 10 álbuns lançados, 6 milhões de cópias vendidas, 2 Grammys Latinos vencidos e 12 indicações. O músico segue realizando mais de 100 shows anuais se consolidando como um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
O ano começa com Nando excursionando pelos Estados Unidos e Canadá, seguido da derradeira apresentação da formação clássica dos Titãs no festival Lollapalooza em São Paulo.
Chega às plataformas digitais o EP ao vivo “Down Under”, gravado nos shows da turnê realizada na Austrália e Nova Zelândia no ano anterior
O ano prossegue com a aguardada “Turnê dos Namorados”, onde Nando Reis divide o palco com AnaVitória em um repertório calcado nos sucessos do trio, acompanhado do lançamento de um EP exclusivo em vinil com as músicas “E Tudo Mais” e “Canção de Hotel”.
Ainda com um olhar cuidadoso para o passado, Nando lança a série de podcasts “Lugar de Sonho”, onde narra suas lembranças da infância e juventude, e relança “12 de Janeiro”, seu primeiro disco solo, dessa vez exclusivamente em vinil e com mais faixas extras diretamente de seu imenso arquivo.
A turnê “Encontro” percorre o Brasil levando a formação clássica dos Titãs a estabelecer um novo patamar de formatos de shows e lotar seis Allianz Parque (SP) com 45000 pessoas por noite.
Em paralelo, Nando ainda faz sua primeira turnê pela Austrália e Nova Zelândia, além de shows na Europa.
Primeiro, a série de singles em duetos com artistas da nova geração (como Colomy e Jão) cantando sucessos compostos por Nando. Em seguida, a turnê Nando Hits, que percorreu o Brasil levando os clássicos de sua safra para um público sedento por shows no pós-pandemia.
Nesse embalo de revirar o baú, é lançada uma versão remixada do disco “Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro”, que ganha faixas extras diretamente dos arquivos em sua edição em CD e uma edição luxuosa com vinis amarelo e azul.
No segundo semestre, Nando Reis e Pitty se reúnem para uma turnê que gerou “PittyNando – As Suas, As Minhas e as Nossas”, produtos audiovisuais lançados nas plataformas digitais.
As surpresas não terminaram por aí. Ainda havia tempo em 2022 para um anúncio esperado por toda uma geração de fãs: a formação original dos Titãs se reencontraria em 2023 para comemorar os 40 anos da banda em shows em estádios Brasil afora.
Uma das lives que a pandemia trouxe deu origem a um álbum ao vivo em parceria com Duda Beat. Gravado no Circo Voador, o show foi lançado nas plataformas digitais e em uma tiragem super limitada em vinil, vendida exclusivamente na Mochila do Nando, ambiente digital exclusivo de produtos do artista. Ainda em 2021, Nando Reis chora a morte de José Carlos, seu pai.
A pandemia de COVID-19 que assolou o mundo trouxe a total paralização das atividades de Nando (exceto por algumas lives e shows em formato drive-in), mas gerou o single “Espera a Primavera”, música que apontava, de forma otimista, para a saída daquele período turbulento tanto do ponto de vista da saúde como do ponto de vista político.
Com a produção de Pupillo e Marcus Preto, Nando volta aos estúdios para se debruçar sobre o cancioneiro de Roberto Carlos. Lançado em 19 de abril, “Não Sou Nenhum Roberto (Mas Às Vezes Chego Perto)” trazia os sucessos “Amada Amante”, “Nosso Amor” e “Você Em Minha Vida”, além da participação especial de Jorge Mautner em “A Guerra dos Meninos”.
O disco foi lançado em CD e nas plataformas digitais e, posteriormente, ganhou edição em LP duplo com a faixa extra “Como Vai Você?”.
A partir de uma frase dita por um amigo, Nando compõe “Rock’N’Roll”, música de quase nove minutos em que aborda temas como meio-ambiente, homofobia, política e corrupção. Lançada como single nas plataformas digitais, a gravação contou com as participações de Pupillo, Jack Endino, Walter Villaça, Alex Veley e Lucas Martins.
Nando sai em turnê com seus ídolos Gilberto Gil e Gal Costa. O show em São Paulo é gravado e dá origem ao CD e DVD “Trinca de Ases”, que trazia sucessos dos três músicos e o destaque para Gal cantando “All Star” e “Espatódea”. Nando compôs a canção “Dupla de Às” especialmente para o projeto, além de ser parceiro de Gilberto Gil em “Tocarte”
Gravado entre São Paulo e Seattle, “Jardim-Pomar” foi o álbum de Nando que levou mais tempo para ser gravado e foi definido pelo artista como seu disco “mais complexo”.
Com a produção dessa vez dividida entre Jack Endino e Barrett Martin, o disco trouxe os sucessos “Só Posso Dizer” e “4 de Março”. Além disso, a faixa “Azul de Presunto” traz o reencontro de Nando com os ex-colegas dos Titãs em estúdio pela primeira vez desde 2001. “Jardim-Pomar” foi o vencedor do Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa.
A partir de uma série de shows de voz e violão no SESC Pompéia (SP), Nando
expande esse formato para uma turnê inteira e registra o show do Citibank Hall
(SP) para posterior lançamento. Em 27 de novembro chega às lojas “Voz e Violão –
No Recreio – Volume 1” em CD e LP duplo. O destaque fica para a primeira
gravação de Nando para “Diariamente”, música sua, mas lançada originalmente
por Marisa Monte em 1991.
A turnê de “Sei” dá origem ao DVD “Sei Como Foi Em BH”. Lançado pela gravadora Coqueiro Verde, de Erasmo Carlos, o produto trazia um CD-Bônus com gravações de estúdio de algumas das músicas executadas nos shows. É nesse CD que está a versão de Nando para “De Janeiro a Janeiro”, música de Roberta Campos e sucesso na voz dos dois.
De volta à Seattle, Nando, os Infernais e Jack Endino (além dos convidados Marisa Monte e Barrett Martin) gravam “Sei”, o primeiro álbum de Nando Reis como artista independente. Em uma decisão ousada para a época, o disco é disponibilizado integralmente no site do artista para audição gratuita e, após ouvirem, os fãs podiam decidir o quanto gostariam de pagar pelo álbum.
O CD, indicado ao Grammy Latino, trazia os sucessos “Sei”, “Lamento Realengo”, “Back In Vânia” e “Pré-Sal”, música de quase oito minutos lotada de referências biográficas da infância de Nando, e que, até hoje, costuma abrir os shows do artista.
Em outubro, Nando Reis sobe ao palco do Espaço das Américas (SP) para participar de um show em comemoração aos 30 anos dos Titãs. É a primeira vez que ele toca com os ex-parceiros de banda desde sua saída em 2002.
Em mais um lançamento pela série MTV Ao Vivo, Nando Reis lança “O Bailão do Ruivão”, gravado no Carioca Club, em São Paulo. O projeto consistia em releituras de hits de Rita Lee, Roupa Nova, Tim Maia, Guilherme Arantes, entre outros, e contou com as participações da banda Zafenate, da banda Calypso e da dupla Zezé DiCamargo e Luciano.
Os shows foram gravados em agosto e chegaram ao mercado em CD, DVD e Blu-Ray a tempo do natal. O registro da música “Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)”, de Dalto, toma as rádios e é celebrado em show na Fundição Progresso (RJ), onde compositor e intérprete se encontram para um dueto na canção.
O oitavo disco solo de Nando Reis chega ao mercado no mês de maio. “Drês”foi gravado ao lado de Carlos Pontual, Alex Veley, Felipe Cambraia e Diogo Gameiro e trouxe o hit “Pra Você Guardei o Amor” em um dueto com Ana Cañas. “Ainda Não Passou”, segunda faixa do álbum, foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira de 2009.
Continuando a parceria com Ana, Nando produz a gravação de “Luz Antiga” para seu CD “Hein?”, lançado pela Sony.
Em 21 de janeiro, Nando Reis e os Infernais tomam a Praia Vermelha, em Ubatuba, na gravação do Luau MTV, contando com as participações especiais de Samuel Rosa, Andreas Kisser, Andréa Martins e Negra Li. O show seria lançado em CD e DVD em março do mesmo ano.
Nando é pai pela quinta vez. Em 24 de outubro nasce Ismael. Sua discografia solo também ganha mais um “filho” com o lançamento de “Sim e Não”. Gravado ao lado dos Infernais, o disco trazia os sucessos “Espatódea”, “N”, “Sou Dela” e “Sim”.
Em turnê com “A Letra A”, Nando Reis grava os shows no Opinião, em Porto Alegre, e lança em CD e DVD pela série MTV Ao Vivo. Além de todos os sucessos de sua carreira solo e dos Titãs, é nesse disco que estão as primeiras gravações dos clássicos “Por Onde Andei” e “Mantra”.
Totalmente dedicado à sua carreira solo, Nando Reis grava e lança aquele que é um de seus discos mais celebrados: “A Letra A”. Gravado ao lado de Alex Veley, Barrett Martin, Carlos Pontual e Felipe Cambraia, o álbum traz a gravação de Nando para o sucesso “Luz Dos Olhos”, e ganha uma limitadíssima edição em vinil, que logo se torna item de colecionador
Em setembro, Nando anuncia sua saída definitiva dos Titãs.
Cumprindo o combinado de produzir três álbuns de Cássia Eller, Nando entrega o póstumo “Dez de Dezembro”, com as versões de Cássia para “All Star”, “Fiz o Que Pude” e “Nenhum Roberto”.
Ainda no segundo semestre, Nando produz (ao lado de Liminha) o disco da banda
Squadra, lançado no mesmo ano pela Sony.
Menos de um ano depois, Nando Reis colocaria mais um trabalho solo no mercado. “Infernal…But There is Still a Full Moon Shining Over Jalalabad” trazia várias músicas de sua autoria que fizeram sucesso na voz de outros artistas, como “E.C.T.”, “O Segundo Sol”, “Resposta” e “Onde Você Mora?”, além de uma releitura do hit setentista “My Pledge Of Love”.
Também nesse ano Nando produz o “Acústico MTV” de Cássia Eller, com sucessos como “Luz Dos Olhos” e “Relicário”, que se torna um dos discos mais vendidos daquele ano.
No mês de outubro chega às lojas “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, primeiro disco dos Titãs sem Marcelo Fromer e o último com Nando Reis. Com Jack Endino a bordo novamente, o CD trazia os hits “Epitáfio” e “O Mundo é Bão, Sebastião”.
Jack Endino é recrutado novamente para, ao lado de Tom Capone, produzir aquele que seria o segundo disco solo de Nando Reis. Em 11 de agosto chega ao mundo “Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro”. Gravado inteiramente em Seattle com Walter Villaça, Fernando Nunes, Alex Veley e Barrett Martin, o álbum trouxe os hits “All Star”, “Dessa Vez”, “Quem Vai Dizer Tchau?” e “Relicário”, além das participações especiais de Cássia Eller, Rogério Flausino e do ex-R.E.M. Peter Buck.
Nesse mesmo ano, Nando grava um cover de “Mind Games”, clássico de John Lennon, para um tributo ao artista lançado pelo selo Discobertas. Essa gravação é considerada por Nando o pontapé inicial de sua banda Os Infernais.
Os Titãs optam por lançar um disco inteiramente de covers, tendo Jack Endino de volta à produção. “As Dez Mais” trazia as versões da banda para “Aluga-Se” (Raul Seixas e Cláudio Roberto), “Querem Acabar Comigo” (Roberto Carlos), entre outros. Entre as músicas que Nando cantou está “Circo de Feras”, sucesso do Xutos & Pontapés, ídolos do rock português, que haviam excursionado com os Titãs anos antes.
Nando assina a produção de “Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo”, quinto álbum de estúdio de Cássia Eller, onde estão registradas as gravações originais de “O Segundo Sol”, “Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)”, “Infernal” e “As Coisas Tão Mais Lindas”.
Ainda em 1999, no dia 27 de setembro, nasce Zoé, a “quarta estrela” e única filha ruiva de Nando e Vânia.
Na carona do sucesso do “Acústico MTV”, os Titãs lançam “Volume Dois”, dessa vez totalmente gravado em estúdio com a produção de Liminha
Alternando entre canções inéditas, regravações e covers, “Volume Dois” trouxe consigo o enorme sucesso de “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, além de “Sua Impossível Chance”, escrita por Nando Reis.
A parceria com Samuel Rosa segue dando frutos e o Skank lança o hit “Resposta”em seu disco “Siderado”.
Comemorando 15 anos de carreira, os Titãs participam da série Acústico MTV e gravam, no Teatro João Caetano (RJ), os shows que dão origem ao disco mais vendido da história da banda.
Acompanhados por Liminha, Marcos Suzano, um quarteto de cordas, harpa e um naipe de metais e sopros, os Titãs receberam Fito Paez, Jimmy Cliff, Marisa Monte, Marina Lima e Rita Lee, além do amigo Arnaldo Antunes, durante as gravações.
Algumas músicas inéditas foram acrescentadas ao repertório. A de Nando foi “Os Cegos do Castelo”, que acabou se tornando um dos hits do trabalho e canção obrigatória nos shows dos Titãs e de sua carreira solo.
O disco, que era o primeiro a trazer os integrantes tocando instrumentos acústicos, vendeu aproximadamente dois milhões de cópias e gerou a turnê mais bem sucedida da história da banda até aquele momento.
Em 23 de dezembro, os Titãs tocam com Roberto Carlos em seu especial na TV Globo, apresentando “Pra Dizer Adeus”, sucesso do “Acústico MTV” e “É Preciso Saber Viver”, música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que viria a ser gravada pela banda no ano seguinte.
Nesse ano se inicia a parceria de Nando Reis e Samuel Rosa, marcada pela música “É Uma Partida de Futebol”, faixa de abertura de “O Samba Poconé”, terceiro álbum do Skank.
Aproveitando as férias dos Titãs, Nando lança seu primeiro disco solo, “12 de Janeiro”, composto pelas músicas de sua autoria que não haviam sido aproveitadas em “Titanomaquia”. Ao lado de Luiz Brasil, Marcos Suzano, Dadi e Cesinha, o CD trazia os sucessos “Me Diga”, “O Seu Lado De Cá” e a sua primeira gravação de “E.C.T.”, músicas até hoje presentes no repertório do artista.
Em 13 de maio nascia Sebastião, tornando Nando e Vânia pais pela terceira vez.
Os Titãs chamam novamente Jack Endino e, a partir de setembro, dão início às gravações de “Domingo”, oitavo disco de estúdio da banda que contava com os sucessos “Domingo” e “Eu Não Aguento”, e foi descrito à época por Nando como “Um domingo depois de uma escura madrugada de sábado”, se referindo à diferença de sonoridades entre esse disco e o anterior, “Titanomaquia”. Por fim, Nando ainda produziria (ao lado de Carlos Eduardo Miranda) o álbum do
Maskavo Roots, lançado pelo selo Banguela Records.
Em 24 de julho é lançado “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão”, outro disco de Marisa Monte que contava com músicas de Nando Reis. “Ao Meu Redor” e “Na Estrada” (essa em parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown) foram alguns dos sucessos do álbum.
No segundo semestre é lançado o álbum homônimo de Cássia Eller, que contava com “E.C.T.”, parceria de Nando Reis com Marisa Monte e Carlinhos Brown, dando início à amizade e parceria artística que daria muitos frutos nos anos posteriores.
Ainda em 1994, Nando produz o disco de estreia da banda Nomad.
Após a saída de Arnaldo Antunes, a banda vinha cada vez mais influenciada pelo som pesado e decide buscar um novo nome para produzir seu próximo disco. Após várias pesquisas e audições, chegaram ao nome de Jack Endino, lendário produtor da cena de Seattle, responsável pela estreia do Nirvana e por discos do Soundgarden e Screaming Trees.
Jack vem ao Brasil a convite da banda, produz “Titanomaquia”, o disco mais pesado entre todos gravados por eles, e entra, de vez, para a história da vida de Nando, que ainda faria muitos trabalhos ao seu lado.
Lançado em 10 de julho, “Titanomaquia” ainda é um disco que divide os fãs dos Titãs, mas que trouxe em seu repertório os sucessos “Será Que é Isso Que Eu Necessito?” e “Nem Sempre Se Pode Ser Deus”.
O ano começa cedo para a banda. Já no dia 20 de janeiro acontece a apresentação no Rock in Rio II, em pleno Maracanã (RJ). Em junho começam as gravações daquele que seria o próximo LP do grupo, com a missão de dar continuidade à uma trilogia de discos de enorme sucesso.
Em 23 de setembro, “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora” chega ao mundo, trazendo influências do punk e do grunge, e um especial na MTV mostrando o processo de criação do disco
No mesmo ano, Nando Reis assina (ao lado de Charles Gavin) a produção de “Vange”, disco de Vange Leonel que trazia o sucesso “Noite Preta”, tema de abertura da novela “Vamp”, da TV Globo.
Também em 1991 se inicia a parceria com Marisa Monte em seu disco “Mais”, que conta com as canções “Ainda Lembro” (Marisa Monte / Nando Reis) e “Diariamente” (Nando Reis).
Em 19 de junho morre Cecília, mãe de Nando. Poucas semanas depois, a banda entra em estúdio para registrar seu próximo disco. “Õ Blésq Blom” chega às lojas em 16 de outubro trazendo os sucessos “Flores”, “O Pulso” e “Miséria”, e vendendo 100 mil cópias em duas semanas.
35 anos depois, “Õ Blésq Blom” é visto como o precursor do Mangue Beat e da mistura entre o rock, a música nordestina e a música eletrônica.
Ainda em 1989, Nando Reis produziria “Benjor”, disco de Jorge Benjor lançado pela Warner
O sucesso de “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas” corre em paralelo com a segunda gravidez de Nando e Vânia. Sophia nasce em 01 de junho. Menos de um mês depois, os Titãs estão voando para a Europa para ensaios em Londres, onde preparam a apresentação no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. A apresentação ocorrida em 08 de julho gera “Go Back”, o primeiro disco ao vivo da banda.
Embalados pelo sucesso de “Cabeça Dinossauro”, a banda entra em estúdio, produzidos novamente por Liminha, para gravar as músicas que já vinham compondo ao longo do ano anterior. A frase “Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas” surgiu a partir de um comentário de Vânia sobre a situação social do Brasil na época e acabou gerando uma faixa e o título do álbum.
Além da faixa-título, o LP trazia os sucessos “Comida”, “Diversão”, “Desordem” e “Lugar Nenhum”. No release para a imprensa, o poeta Paulo Leminski dizia que “Os Titãs é o que restou do rock e suas letras são o que restou de um país falido”. Ao lado de “Tudo Ao Mesmo Tempo Agora”, “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas” é o disco dos Titãs favorito de Nando Reis.
O ano começa com o nascimento de Theodoro, primeiro filho do casal, em 16 de janeiro. Ainda no primeiro semestre os Titãs lançariam aquele que seria um dos pilares do rock brasileiro, o álbum “Cabeça Dinossauro”.
Produzido por Liminha e Pena Schmidt, o trabalho reflete a mudança sonora da banda, garantindo uma sonoridade forte e visceral em canções como “Polícia”, “Bichos Escrotos” e “AA UU”. “Igreja”, composta por Nando, seria executada pela banda com a participação de Caetano Veloso num especial da TV Globo exibido na véspera do natal de 1988.
Em junho a banda lança seu segundo LP, “Televisão”, com um conceito onde cada música representaria um canal diferente. O disco consolida a substituição de André Jung por Charles Gavin na bateria, tem a produção de Lulu Santos, e traz os sucessos “Televisão”, “Pra Dizer Adeus” e “Não Vou Me Adaptar”. Faixas como “Massacre” e “Pavimentação” adiantavam o caminho que a banda seguiria em seu próximo lançamento, o icônico “Cabeça Dinossauro”.
Quatro meses antes, em 14 de fevereiro, Nando Reis e Vânia Passos se casavam em São Paulo.
Os Titãs conseguem um contrato com a Warner através de Pena Schmidt, e lançam seu disco de estreia. Gravado no estúdio Áudio Patrulha, em São Paulo, o LP trazia os clássicos “Sonífera Ilha” e “Go Back”, e seguia a tradição da banda em criar versões com “Marvin” e “Querem Meu Sangue”.
“Sonífera Ilha” explode e ganha o Brasil com a banda se apresentando em todos os principais programas de TV, fazendo a conhecida coreografia da canção, e chegando ao cinema, onde apareceram no filme “Areias Escaldantes” de Francisco de Paula.
Em 15 de outubro os Titãs do Iê-Iê sobem ao palco pela primeira vez. A platéia do SESC Pompéia pôde testemunhar o nascimento de uma das maiores bandas de rock da história da música brasileira, menos de um ano após o encontro inicial do grupo.
Antes desse show, Nando era o baterista da banda, e foi substituído por André Jung para que pudesse cursar a faculdade de Matemática. No entanto, a música falou mais alto e ele passou a se dedicar à banda integralmente e ao ainda embrionário repertório composto por jingles e versões.
Aos 16 anos, Nando forma a banda Os Camarões para participar de um festival de música do colégio. A música escolhida foi “Pomar”, de Nando Reis e Paulo Monteiro, que saiu vitoriosa naquele ano. O prêmio em dinheiro foi convertido em amplificadores que seriam usados nos primeiros ensaios de outra banda que Nando e seus amigos viriam a fundar: os Titãs do Iê-Iê.
Os Camarões ainda apareceriam no LP “Festival da Feira da Vila” defendendo a música “Cheiro de Beterraba”, de autoria de Vange Leonel, prima de Nando.
Em fevereiro, Nando entra no Colégio Equipe, e, já no primeiro dia de aula, conhece Vânia Passos na fila da apostilaria. Acabaram sendo da mesma classe naquele ano e iniciam uma amizade baseada em inúmeras afinidades descobertas ao longo dos dias. Entre elas, a música de Jorge Mautner e a escrita. O namoro, no entanto, só começou cinco anos depois, quando Nando já era integrante da banda Sossega Leão.
Além de Vânia, a entrada no Colégio Equipe também reforçou a amizade com Marcelo Fromer e Branco Melo, futuros parceiros e colegas de banda.
Filho da fonoaudióloga Cecília e do engenheiro José Carlos, José Fernando Gomes dos Reis nasce em São Paulo no dia 12 de janeiro, numa família de cinco irmãos.
Explore o Arquivo Digital de Nando Reis e descubra um tesouro de gravações, fotos e letras que traçam sua jornada musical única no cenário brasileiro.